As funções dos aparelhos de ar condicionados podem parecer complexas para algumas pessoas. Com cada vez mais funções diferentes e na maior parte dos casos os controles com botões apenas com símbolos ou descrição em inglês, pode tornar mais confuso para a maioria. Porém conhecer as funções desses símbolos é interessante na decisão de compra de seu aparelho.
Com o objetivo de facilitar o uso de seu ar condicionado, listamos algumas funções principais desses aparelhos. Contundo, é bom lembrar que pode variar de acordo com cada modelo e fabricante.
Na maior parte dos casos basta clicar na função Mode para alternar as seguintes funções:
Modo Auto (Automático)
Nesse modo, o aparelho irá escolher automaticamente o modo de operação (resfriamento, ventilação, aquecimento (modelos frio/quente) ou desumificação, de acordo com a diferença de temperatura do ambiente atual e a temperatura ajustada. Alguns aparelhos irão ajustar automaticamente a temperatura para 23º a 24º nessa função.
Modo Cool (Frio)
Costuma ser umas das funções mais utilizadas nos ar condicionados, principalmente no verão. Porque nessa função é possível ajustar a temperatura e vazão de ar de acordo com sua preferência
Modo Heat (Quente)
Neste modo, é possível aquecer o ambiente, de forma que possa ajustar a temperatura de acordo com a temperatura mais agradável para os indivíduos no ambiente. Esta configuração há apenas em aparelhos que operam quente/frio, ou seja, tem uma válvula inversora de 4 vias que pode inverter o sistema de refrigeração.
Modo Dry (Seco)
Para aqueles ambientes que estão muito úmidos, esta função é a ideal para ajudar a desumidificar o local. O que irá melhorar o conforto térmico no ambiente.
Este modo é interessante para dias onde há temperaturas muito altas, para locais onde a umidade relativa costuma ser alta (acima de 75%) e para dias intensos de chuvas.
Modo Fan (Ventilador)
Nesse modo o ar condicionado atua apenas como ventilador. Sendo uma opção interessante para quando está uma temperatura agradável no ambiente e assim circulando o ar parado. Também é interessante para a renovação do ar no ambiente.
Função Swing
Esta função faz com que as aletas do aparelho se movimentam, variando o direcionamento de vazão de ar. Sendo bastante interessante para um equilíbrio na distribuição do ar no local climatizado.
Função Turbo
Com essa função seu ar condicionado irá resfriar o ambiente em menor tempo. Com a função turbo, o aparelho irá trabalhar com ventilação máxima, com temperatura ajustada de forma automática para 18º, durante 30 min. Com o objetivo de atingir a temperatura desejada mais rapidamente. Porém como consequência, nessa função o consumo energético será elevado.
Função Silencioso
Esta configuração, o aparelho irá reduzir a vazão de ar que sai da evaporadora, deixando a máquina mais silenciosa, o que é ideal para utilizar durante a noite em um quarto. Entretanto, não é uma boa opção para quando é necessário resfriar o ambiente rapidamente.
Função Sleep
Nesta função, o aparelho muda a temperatura de forma gradual e reduz os ruídos, trazendo maior conforto para dormir. Além disso, o consumo energético reduz momentaneamente, em alguns casos até 30%.
Clock Adjust
Alguns aparelhos de ar condicionados contam com relógio digital no visor, que pode ser ajustado por meio desta função.
Autolimpeza
Alguns aparelhos oferecem esta configuração, que contribui para evitar acumulação de bactérias, fungos, além de poeiras no interior do evaporador, o que causa odores indesejáveis. Em alguns aparelhos, esta função também evita que acumule umidade interna no evaporador. Nesta função o ar condicionado irá manter ventilando por mais alguns minutos após o desligamento do aparelho.
Agora que você já conhece as principais funções do controle do ar-condicionado, faça um bom uso do seu equipamento e aproveite todos os benefícios de seu climatizador.
Gabriel Linhares Baldo – Engenheiro Responsável Técnico – CREA SC 157185-5
Comentários