top of page
Buscar
Foto do escritorJaiane Fraga

Importância do PMOC

O ar condicionado é hoje um equipamento presente em diversas residências, escritórios, empresas e outras instalações. Apesar de sua importância, principalmente no conforto proporcionado, devemos considerar suas condições de uso e os riscos que ele pode trazer.

Por interferir na circulação e qualidade do ar dos ambientes onde se encontra, o ar condicionado precisa estar sempre limpo e em boas condições de uso, para que não afete a saúde daqueles que os utilizam. Utilizado em más condições, o ar condicionado pode provocar alergia, rinite, sinusite, e até mesmo pneumonia, isso porque pode trazer em suas tubulações, fungos e bactérias, que são disseminados no ar.

A sigla PMOC significa Plano de Manutenção Operação e Controle. Exigido na portaria 3.523/MS, se trata de uma documentação necessária para comprovação da manutenção correta dos aparelhos de ar condicionado. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento além da atividade desenvolvida no local. A lei que tornou obrigatório o uso do PMOC passou a valer a partir da data de sua publicação (4 de janeiro de 2018).

É obrigatório somente para quem tem acima de 60.000 BTUS?

Segundo o art. 1º da Lei 13.589/18:

“Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.”

Porém, os locais com capacidade acima de 5TR (60.000 BTUs), devem ter um responsável técnico habilitado vinculado à empresa.

A execução e aplicação do PMOC exigem o acompanhamento e a assinatura por um ou mais responsáveis técnicos. Para tanto, é preciso definir o sistema de climatização em duas partes:

– Serviço de limpeza e manutenção dos equipamentos;

– Serviço de avaliação biológica, química e física das condições do ar interior dos ambientes climatizados.

O funcionamento da climatização pode ser otimizado, acima de tudo aumentando a vida útil dos equipamentos e reduzindo custos com ações corretivas ou substituições. Além disso, desta forma, os equipamentos em melhores condições consomem menos energia. Assim, além de melhorar sua gestão de custos o PMOC também impacta positivamente na sustentabilidade do empreendimento, pois melhora os índices de eficiência energética e qualidade do ar.

É fundamental ter em mente que o PMOC é um instrumento que ajuda a criar um ambiente saudável e duradouro. Seu objetivo é preservar a saúde das pessoas, evitando o desencadeamento de uma microepidemia de doenças oriundas da má qualidade do ar. Se quer tornar sua manutenção ainda mais eficiente, entre em contato com Climatizar SC e assim fale com quem realmente entende do assunto!

Gabriel Linhares Baldo – Engenheiro Responsável Técnico – CREA SC 157185-5

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page